O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

FLORAIS DE BACH

Sua Pesquisa

Nossos Serviços

Tradutor

» O Remédio Emergencial

É o remédio de emergência das essências Florais de Bach aplicado em momentos delicados e situações difíceis.

Dr. Bach preparou uma combinação de cinco flores (FIVE FLOWER), que chamou de emergencial ou remédio de resgate (‘rescue remedy', em inglês). Não é uma essência, mas uma combinação ou fórmula.

São cinco essências que, juntas, ajudam no resgate do equilíbrio emocional, em situações emergenciais ou de muito estresse, tais como: falar em público, uma briga, um acidente, o choque de uma notícia ruim...

As essências que compõem este remédio são: Rock Rose (Helianthemum vulgare), Impatiens (Impatiens glandulifera), Star of Bethlehem (Ornitholagum umbellatum), Clematis (Clematis vitalba) e Cherry Plum (Prunus cerasifera).

O Dr. Bach utilizou pela primeira vez, três das cinco essências do remédio emergencial (Rock Rose, Clematis e Impatiens), em dois náufragos em Cromer, cidade onde realizou grande parte de seu trabalho na Inglaterra. Os homens haviam se agarrado ao mastro de seu barco despedaçado, sobrevivendo cinco horas sob forte ventania, até que um barco salva-vidas conseguiu resgatá-los. O homem mais jovem estava quase congelado, delirava e a boca espumava. Dr. Bach entrou correndo na água ao encontro dos salvadores e começou a aplicar estes remédios sobre os lábios do náufrago. Mesmo antes de despirem o marinheiro para embrulhá-lo num cobertor, seu alívio se tornou evidente, pois ele se sentou e pediu um cigarro para fumar. Após alguns dias de descanso no hospital ele se recuperou completamente.


Mais tarde, Bach acrescentou à formula os remédios Cherry Plum (para a perda de controle) e Star of Bethlehem (para choque), completando assim os cinco florais do Floral Emergencial que conhecemos atualmente.

É importante ressaltar que este é um remédio emergencial e não deve substituir o uso dos outros remédios que trabalham situações emocionais e mentais específicas.

Além disto, o floral emergencial não deve se tornar uma forma rotineira de medicação, nem pode ser usado para compensar um estilo de vida que não preza o bom senso e a responsabilidade pelo bem-estar físico, mental e espiritual.





Leia também no Jornal Florais: