A Composição e Preparação

Dr. Bach descobriu um método de cura simples e deixou todos os passos da preparação documentados para que as pessoas pudessem preparar e utilizar as essências florais.

Hoje, na Inglaterra, existem vários produtores de Florais de Bach, dos quais três são comercializados no Brasil.

São trinta e oito essências preparadas por métodos que não carregam quimicamente a água.

Os remédios são preparados a partir de plantas silvestres, em seu no habitat natural.

Em sua conservação é utilizado conhaque (brandy).

Healingherbs, uma das marcas de Florais de Bach produzidas na Inglaterra e disponível no Brasil, utiliza conhaque orgânico francês, com selo de qualidade ECOCERT, pois reconhece que este cuidado também é necessário para assegurar a qualidade da essência. Além disto, a Healingherbs é certificada pela BAFEP, órgão que regulamenta e certifica produtores de essências florais no Reino Unido.


Estágios da Preparação das Essências Florais

  1. Tintura Mãe – preparada pelo método solar ou pelo método de fervura.
  2. Frasco de Estoque (concentrado)
  3. Frasco Diluído

1. Preparação da Tintura Mãe

» Colheita das Flores:

  1. São utilizadas as mesmas plantas que o Dr. Bach descobriu. Duas delas (Olive e Vine) são preparadas em locais de clima quente, pois não crescem naturalmente na Inglaterra.
  2. As flores são colhidas nas primeiras horas da manhã, em dias perfeitamente claros.
  3. São flores de várias árvores do mesmo tipo.
  4. Após a colheita, usa-se o método solar ou de fervura para a preparação da tintura mãe.

» Método Solar (Sun Method)

metodosolar
A essência floral sendo preparada pelo Método Solar

Vinte espécies de flores que florescem na primavera e verão são preparadas pelo método solar: Agrimony, Centaury, Cerato, Chicory, Clematis, Gentian, Gorse, Heather, Impatiens, Mimulus, Oak, Olive, Rock Rose, Scleranthus, Wild Oat, Vervain, Vine, Water Violet, White Chestnut e Rock Water (água pura de nascente).

“Os remédios devem ser preparados perto do local onde a planta cresce e as flores colocadas na água imediatamente após serem colhidas, quando ainda estão frescas e cheias de vida.
Pega-se uma tigela de vidro fino cheia de água clara, preferencialmente de uma nascente pura ou riacho. As flores são dispostas de modo a boiar na água e em quantidade suficiente para cobrir a superfície, colocando-se o máximo possível sem que elas se sobreponham. A seguir, deixa-se a tigela descansar sob a luz solar forte até que as flores apresentem sinais de começar a murchar. O tempo varia de aproximadamente duas a sete horas, dependendo da planta e da intensidade do sol. As flores são então gentilmente retiradas e a água é despejada em garrafas, com igual quantidade de conhaque, adicionado como conservante.” (Dr. Edward Bach)

» Método de Fervura (Boiling Method)

metodofervura
A essência sendo filtrada no Método de Fervura

São preparados através do método de fervura os remédios: Cherry Plum, Elm, Aspen, Beech, Chestnut Bud, Hornbeam, Larch, Walnut, Star of Bethlehem, Holly, Crab Apple, Willow, Pine, Mustard, Red Chestnut, Honeysuckle, Sweet Chestnut, Wild Rose.

As flores são colocadas numa panela de inox, vidro ou de ágata e, depois, são cobertas com água da fonte e fervidas por 30 minutos. Apaga-se o fogo e deixa-se esfriar perto da planta.

Julian Barnard, grande pesquisador e produtor dos Florais de Bach Healingherbs, diz que é importante assegurar que as flores se abriram há pouco tempo e estão no auge da floração.

Como no método solar, a essência é filtrada e colocada numa garrafa com 50% de brandy e 50% da solução filtrada.

 

2. Preparação do Frasco de Estoque

A preparação consiste na adição de brandy (equivalente a duzentas e quarenta partes iguais à da tintura mãe), dando origem aos chamados frascos de estoque, com validade de cinco anos.

3. Preparação do Frasco Diluído

Os frascos de estoque são preparados a partir da essência mãe. Dr. Bach verificou que os frascos de estoque não precisavam ter tamanhos exatos e que poderiam ser de 10 a 30ml. Estes frascos são preenchidos com conhaque e duas gotas da essência mãe são suficientes para imprimir neste líquido a qualidade terapêutica da essência.


O Kit das Essências Florais de Bach (Frascos de Estoque)

O kit de Essências Florais de Bach contém os trinta e oito remédios descobertos pelo Dr. Bach e dois frascos do composto emergencial de cinco flores (‘rescue’ em inglês).

kit_30


Kit das Essências Florais de Bach Healingherbs


Onde encontro as Essências Florais?

Se você deseja tomar as essências florais, primeiramente, consulte um terapeuta floral ou profissional com especialização em essências florais. Posteriormente, avie a sua indicação terapêutica numa farmácia homeopática ou de manipulação de sua confiança. Alguns terapeutas manipulam em consultório também.

A Posologia, a Conservação, a Validade e as suas Contra-Indicações

O efeito da essência não depende da quantidade de gotas tomadas a cada vez, mas da frequência de vezes tomadas ao dia; assim, recomenda-se tomar 4 gotas, 4 vezes ao dia (ao acordar, antes do almoço, pelas 17 horas e antes de dormir), podendo-se aumentar ou diminuir a dosagem conforme a necessidade ou indicação do profissional responsável.

O uso pode ser sublingual (debaixo da língua) para uma absorção mais rápida. É preciso tomar cuidado para não deixar o conta-gotas entrar em contato com a língua, pois as enzimas digestivas podem transferir-se da língua para a mistura no frasco. Isto afetaria o gosto e contaminaria o conteúdo do frasco, mesmo não afetando a eficácia do remédio. Você poderá tomar o remédio na hora que se lembrar (caso se esqueça de tomá-lo no momento indicado).

Manter o frasco bem fechado, longe do calor, luz, umidade, perfumes, aromas, cânfora, radiações e aparelhos elétricos (TV, celular, aparelhos de raios-X, forno de micro-ondas, motores elétricos, etc).

Você pode colocar as essências vibracionais no suco, chá, leite ou água (quente, morno ou gelado); mas jamais com refrigerantes.

Por ser um produto natural e devido às condições climáticas do Brasil, a validade do floral é, geralmente, de 30 dias (ver data de validade no rótulo).

As essências Florais de Bach são naturais e não têm contra-indicação, não têm efeito colateral e não criam dependência química; podem ser administradas juntamente com os remédios homeopáticos, alopáticos e fitoterápicos.

2 thoughts on “A Composição e Preparação

  1. Avatar Sônia de Freitas Brum disse:

    Bom dia,
    Tenho uma loja de produtos naturais , achei muiti interessante. Sou de Ipatinga MG

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *