BANNERLOJA

As Essências Florais de Bach

O que são Florais de Bach?

“A saúde é nossa herança, nosso direito. É a completa união entre alma, mente e corpo. Isso não é um ideal longínquo e difícil de alcançar, mas tão simples e natural que muitos de nós o negligenciamos.” Dr Edward Bach 1930.

Dr. Bach descobriu 38 florais de Bach , cada um para um estado emocional específico, e ainda a combinação de 5 Florais de Bach, designados para situações difíceis, que exigem demais da pessoa, os quais ele chamou de Rescue.

37 dos 38 Florais de Bach são de flores de arbustos e árvores silvestres, com exceção de Rock Water, que é feito com água natural pura, de fonte com propriedades curativas.

Como eles funcionam?

Estes Florais de Bach, assim como outras formas de medicina natural, têm efeito através do tratamento do indivíduo e não da doença ou dos sintomas da doença. Eles atuam especificamente na condição emocional da pessoa afetada. Deste modo, duas pessoas com a mesma queixa, por exemplo artrite, podem se beneficiar de Florais de Bach diferentes. Uma talvez esteja resignada à doença, enquanto a outra talvez esteja impaciente com a enfermidade, portanto diferentes Florais de Bach serão apropriados para cada caso.

O efeito, ao tomar-se os Florais de Bach, não é de suprimir as atitudes negativas e sim de transformá-las em positivas, estimulando o próprio potencial de auto-cura da pessoa, liberando o sistema físico para empenhar-se completamente na luta contra a doença e o stress.

A pessoa não necessita estar doente fisicamente para se beneficiar dos Florais de Bach. Muitos de nós passamos por períodos de dificuldades e fadiga, quando o negativismo pode se instalar. Nestes momentos os Florais de Bach são fundamentais, restaurando o equilíbrio antes que os sintomas físicos apareçam.

Eles têm efeito placebo?

Não mais que qualquer outro tipo de medicina. Os Florais de Bach são muito eficazes com animais e bebês, assim como na ajuda a pessoas céticas, que os experimentam como último recurso. As plantas também se beneficiam com os Florais de Bach; muitos jardineiros dizem que dando 5 Flowers (Rescue) para as mudas transplantadas, por exemplo, ajuda as plantas a florescerem em seguida.

Por quanto tempo duram (validade)?

Em forma concentrada, eles se mantêm até 5 anos.

Encontrando a causa do problema

Quando escolher os seus Florais de Bach, será de grande ajuda procurar a causa do seu problema em particular. Por exemplo, se você tem um problema de dependência (ao álcool, cigarro, chocolate, etc.) você verá que Agrimony poderá ser útil, particularmente para as pessoas que utilizam a dependência para escapar de seus problemas. Primeiro, cheque as indicações de Agrimony e veja quais são as características de Agrimony que se aplicam a você. Se assim for, você deve então se perguntar de que coisas você está fugindo.

Por trás da aparência alegre e descontraída de Agrimony, pode existir um trauma de infância (para o qual Star of Bethlehem deve ser indicado), um medo (Mimulus ou Aspen), raiva (Holly) ou ressentimento (Willow), além de outras possibilidades. O Floral de Bach apropriado deve ser tomado juntamente com os Agrimony.

Esclarecendo sua escolha

As descrições dos estados para os quais cada essência é recomendada não são sempre categóricas, e talvez seja difícil você se identificar com elas. Estas descrições são de estados extremamente negativos; ler o “potencial positivo” de cada floral, lhe ajudará a  apreciar o estado de equilíbrio.

Visto que não é fácil vermos nós mesmos, pode ser de grande ajuda pedir opinião de amigos ou de um terapeuta floral, preferentemente alguém que não seja sócio ou parente próximo, que talvez estejam envolvidos emocionalmente com seus problemas.

Se eu escolher os Florais de Bach “errados”, eles podem me causar danos?

Não. Os Florais de Bach não podem causar nenhum dano, se você escolher algum que não seja apropriado, ele simplesmente não fará efeito.

Formas de administração

Uma vez que o floral, ou a combinação de Florais de Bach, for escolhido, pingue duas gotas num copo com água e tome, em pequenos goles, em intervalos, ou pingue duas gotas de cada essência escolhida diretamente na língua. Deixe a dose ficar na boca por um momentinho antes de engolir. Poderá pedir a manipulação de um frasco 30ml com várias essências (veja floral personalizado na nossa loja online).

Normalmente a indicação para os frascos manipulados é de 4 gotas 4 vezes ao dia (ou 8 gotas de manhã e 8 gotas a noite) pingadas diretamente na língua.

As gotas podem ser adicionadas nas mamadeiras dos bebês ou no suco de frutas das crianças.

Nota: Os Florais de Bach podem ser tomados juntamente com outras medicações, incluindo remédios homeopáticos, sem qualquer interferência.

Reações

Os Florais de Bach não apresentam efeitos colaterais adversos. Entretanto, assim como outras formas de medicina natural, eles podem permitir que sintomas contidos venham à superfície. Podemos incluir aqui reações tais como rachaduras na pele, devido a limpeza de toxinas corporais, ou tomar de consciência de emoções que tenham sido negadas. Esta é uma parte importante do processo de cura e é apenas temporário.

Por quanto tempo devo tomar os Florais de Bach?

O tempo que se deve tomar os Florais de Bach para se ter efeito perceptível, varia de acordo com cada indivíduo e com as circunstâncias. Se você estiver vivenciando súbito princípio de depressão sem causa conhecida, por exemplo, você poderá observar resultados imediatos após tomar duas gotas de Mustard. Da mesma forma, se um dia você acordar com a típica sensação de “Segunda de manhã”, tome alguns goles de Hornbeam em água e verá que isso irá ajudá-lo a encarar o seu dia com boa energia.

Por outro lado, se o estado emocional está profundamente enraizado, talvez demore alguns dias, ou mesmo semanas, para que você possa sentir alguma mudança. Entretanto, as pessoas ao seu redor devem notar as diferenças muito antes. Como regra geral, os Florais de Bach trabalham de forma suave e não dramática; as mudanças irão ocorrendo num ritmo natural, ao qual as pessoas vão ajustando-se facilmente.

Quando você começa a experimentar alívio emocional e físico, talvez seja o momento de parar de tomar os Florais de Bach.

Se não houver melhora após tomar os Florais de Bach durante quinze dias, você deve reconsiderar a escolha das essências florais; talvez haja algum aspecto que você não tenha observado. Se apenas ocorreu uma pequena mudança, continue a tomá-los ou considere se uma outra essência poderia ser adicionada à sua combinação.

Freqüentemente acontece que, após tomar um frasco dos Florais de Bach por um mês ou algo assim, torna-se clara a existência de outros aspectos da personalidade que necessitam ser tratados e que outros florais, ou combinação deles, serão necessários.

As Essências Florais de Bach e seus usos

AGRIMONY Agrimonia eupatoria
Palavra chave: TORTURA MENTAL OCULTA NUM ROSTO ALEGRE

As pessoas que necessitam de Agrimony geralmente aparentam despreocupação e ótimo senso de humor, entretanto sua “alegria de viver” mascara ansiedades, preocupações e até tormento interior, que tentam ocultar de si mesmas  dos demais. Se estiverem sofreno ou aborrecidos, elas provavelmente farão piada disso, relutando em expressar seus reais sentimentos. Elas não gostam de estar sós e são muito sociáveis, buscando companhia como distração. Tentam ignorar o lado escuro da vida e preferem tornar as coisas “light” do que entrar em confronto. Elas podem sofrer de inquietação noturna, com pensamentos agitados (veja também White Chestnut).

As pessoas Agrimony podem reprimir seu desconforto com o auxílio de bebidas alcoólicas fortes, usando drogas ou comendo em busca de conforto.

Potencial positivo de Agrimony é para pessoas que são realmente alegres e boas companhias, comunicando seus reais interesses abertamente. Que podem aceitar que a vida tem o seu lado menos agradável. Sua falsa alegria diminui à medida que se instala um real sentido de auto-aceitação  e contentamento interior; elas podem ver os problemas em perspectiva, são tranqüilas e boas diplomatas.

ASPEN Populus tremula
Palavra chave: MEDOS E PREOCUPAÇÕES DE ORIGEM DESCONHECIDA

Aspen é indicado para pessoas que são tomadas subitamente por medos e ansiedade por razões desconhecidas, e para aquelas que, por alguma razão, são geralmente nervosos e ansiosos. Uma típica necessidade para o uso de Aspen é quando a pessoa acorda com medo por algum sonho ruim, mesmo quando o sonho em si não é lembrado. Aspen é útil para crianças que experimentam pesadelos ou terrores noturnos (veja também Rock Rose).

Os medos de Aspen podem ocorrer tanto durante o dia quanto à noite; uma ansiedade inexplicável e maus pressentimentos podem se apoderar da pessoa de repente , quando sozinha ou mesmo em companhia dos amigos.

Esses repentinos e inexplicáveis ataques de terror podem ser acompanhados de suores e tremores.

O potencial positivo do Aspen é um estado de paz interior, segurança e coragem. A apreensão dá lugar a um desejo de aventuras e novas experiências, com uma certa indiferença às dificuldades e perigos.

Aspen conscientiza a pessoa a dar-se conta que tudo é sustentado pelo amor. Como Dr. Bach escreveu: “ Uma vez que alcançamos esta realização, pasamos para além da dor e do sofrimento, além das preocupações e medos, além de tudo, com exceção da alegria da vida, da alegria da morte e da alegria da nossa imortalidade… nós podemos trilhar este caminho de uma extremidade à outra sem nenhum perigo, através de qualquer dificuldade, sem medos”.

 

BEECH Fagus sylvatica
Palavra chave: INTOLERÂNCIA

Beech é para aquelas pessoas que estão constantemente criticando, intolerantes aos erros dos demais e incapazes de fazer concessões. Elas tem um forte senso de superioridade, julgam as pessoas , são arrogantes e facilmente irritáveis com as maneiras ou hábitos dos demais. Estão completamente convencidas de estarem sempre certas e todos os demais errados (veja também Impatiens).

O potencial positivo de Beech é a tolerância e o senso de compaixão e harmonia para com os demais; a pessoa Beech positiva pode ver o lado bom das outras pessoas, apesar de suas imperfeições, amparado pelo conhecimento de que cada um está trabalhando em direção à perfeição, à sua própria maneira.

CENTAURY Centaurium umbellatum
Palavra chave: VONTADE FRACA E SUBMISSÃO

Centaury é para pessoas que encontram muita dificuldade em dizer NÃO. Elas deixam que os demais lhe imponham ou mesmo lhe tratem mal. São normalmente tímidas, quietas, e mesmo passivas, com pouca força de vontade. Ansiosas por agradar, elas se entregam aos demais com postura submissa, mais do que com uma disposta cooperação. Ainda que não esteja satisfeitra com esta forma de relacionamento, elas irão negar seus próprios desejos ou vocações, antes de se arriscarem a ter confrontos. Ansiosas “por fazer a coisa certa”, elas são facilmente influenciáveis pelo que ordenam às pessoas.

Esgotadas pelos demais e sem contato com sua própria coragem e desejo, elas tendem a perder a energia e a cansar mais facilmente.

O potencial positivo do Centaury é visto nas pessoas dispostas a servir de forma moderada, sem negar suas próprias necessidades. Elas podem expressar e defender suas opiniões, convivendo bem com seus companheiros. Acima de tudo, elas estão conectadas com o que querem e podem agora seguir seu próprio caminho com determinação e energia, sem que a opinião dos demais as impeçam de serem elas mesmas.

CERATO Ceratostigma willmonttiana
Palavra chave: BUSCA CONSELHO E CONFIRMAÇÃO DOS DEMAIS

Cerato é para as pessoas que não confiam no seu próprio julgamento para tomar decisões.
Elas sabem realmente o que querem e necessitam, e, embora tenham muita sabedoria interior e sejam altamente intuitivas, elas buscam constantemente conselho e confirmação das outras pessoas. Muitas vezes seguem errroneamente conselhos que lhe são dados, em vez de confiar em si mesmas. Quando doentes, gostam de experimentar uma série de tratamentos e remédios recomendados por out ras pessoas.

O potencial positivo de Cerato aparece naqueles que confiam na sua decisão e a seguem. Calmamente adquirem confiança em si mesmos e capacidade de decisão, tornando-se capazes de encontrar e seguir sua verdadeira vocação.

CHERRY PLUM Prunus cerasifera
Palavra chave: MEDO DO DESCONTROLE MENTAL

Cherry Plum é indicado para pessoas à beira de um colapso, contemplando possivelmente o suicídio. Elas podem se encontrar em profundo desespero, com medo de perder a sua sanidade mental.

Caracteristicamente, estas pessoas são sensíveis e muito nervosas. Nos momentos em que Cherry Plum é necessário, elas se encontram à beira de expoldir e têm medo de sucumbir a impulsos violentos. De fato elas podem ser abusivas de maneira fora do normal e histéricas para com seus amigos e familiares, manifestando súbitas explsões de ira.

Cherry Plum pode ainda ser indicado para ataques agudos em crianças (para crianças muito exigentes, ver Chicory e Vine).

(Se o quadro é muito severo, recomendamos buscar a ajuda de um terapeuta floral – ver lista de profissionais no sobre nós do site)

O potencial positivo de Cherry Plum é a pessoa que tem uma mente calma, capaz de pensar e agir racionalmente e com controle.

CHESTNUT BUD Aesculus hippocastanum
Palavra chave: DIFICULDADE DE APRENDER COM OS ERROS PASSADOS

Chestnut Bud é para falta de aprendizado com a experiência, levando a uma incapacidade em progredir com a vida. A pessoa está sempre repetindo os mesmos erros, como por exemplo, relacionando-se repetidamente com companheiros equivocados, ou continuamente buscando trabalhos inadequados. Em vez de aprender com as dificuldades passadas, as pessoas Chestnut Bud tentam esquecê-las e portanto não adquirem base na qual possam se apoiar para tomar futuras decisões. Elas podem sofrer doenças recorrentes, mas nunca questionam porque elas sempre voltam. Não lidam com a raiz do problema.

Potencial positivo: Dr Bach escreveu: “Este remédio é para nos ajudar a tirar total proveito das experiências diárias, para ver-nos e para que possamos ver nossos erros como os demais fazem”. A personalidade positiva Chestnut Bud observa seus próprios erros com objetividade e aprende de cada experiência, adquirindo conhecimento e sabedoria, que a conduz perante a vida. Mentalmente ativas , elas também observam e aprendem com os demais.

 

CHICORY Cichorium intybus
Palavra chave: POSSESSIVIDADE, APEGO

Chicory é para as pessoas que controlam e manipulam os que amam; seu cuidado para com o outro é manipulador e centrado em si mesmas. Estas pessoas, de vontade forte, esperam que os demais estejam de acordo com seus valores, interferem na vida do outro, são críticas e resmungonas. Com freqüência são falantes, teimosas e argumentativas, muito apegadas às pessoas e às coisas.

Não gostam de estar sós, demandam atenção constante e submissa consideração: o típico pai/mãe possessivo e dominador que mantém os filhos, já adultos, sob seu domínio. Ainda que fortes, estas pessoas se ofendem facilmente e sentem pena de si mesmas. Quando contrariadas, ficam mal humoradas e podem cair em prantos. Algumas pessoas Chicory podem chegar a adoecer para receber atenção, por exemplo, a mãe possessiva que manifesta “dores no coração” sempre que a filha tenta sair de casa.

Para estas pessoas é muito difícil não serem excessivamente possessivas, pois com freqüência, na infância tiveram carência de amor verdadeiro.

Chicory também é bom para crianças que constantemente estão, sem motivo, demandando atenção.

O potencial positivo de Chicory é visto em pessoas que podem cuidar dos demais desinteressadamente, oferecendo amor incondicional verdadeiro. Elas dão sem esperar nada em troca, e permitem que as pessoas que amam sejam elas mesmas e vivam sua própria vida. Sentindo-se realizadas e confiantes, elas não mais necessitam que as pessoas lhe afirmem que são dignas de amor. São amorosas, gentis, preocupadas com os demais e sensíveis às necessidades das pessoas.

CLEMATIS Clematis vitalba
Palavra chave: SONHADOR, FALTA DE INTERESSE NO PRESENTE

Clematis  é para a pessoa que vive num mundo próprio, sem interesse algum no mundo real. As crianças Clematis têm dificuldades de se concentrar, devido mais à sua tendência a sonhar acordadas do que por alguma deficiência própria.

Preocupada e sonhadora, a pessoa Clematis apresenta freqüentemente potencial artístico, porém não consegue expressar este talento de forma prática e material. Elas não são felizes e anseiam por tempos melhores; entretanto não dão nenhum passo concreto para que isto se realize. Elas têm memória fraca, e se fixam pouco nos detalhes. Pegam no sono facilmente, dormem profundamente e são freqüentemente sonolentas durante o dia. Tendem a necessitar de energia e aparentam estar sempre com a mente ausente.

Gostam de estar sós e preferem retirar-se para evitar confrontos. Quando doentes, não se esforçam em ficar bem. Elas podem ser muito românticas. Clematis é apropriado para pessoas que perderam o seu ser amado e almejam juntar-se a ele novamente. Devido à falta de concentração, elas podem sofrer de má coordenação motora e são propensas a acidentes.

O potencial positivo de Clematis é o interesse vivo no mundo ao seu redor e prazer pela vida. A pessoa Clematis positiva está aberta à sua inspiração e utiliza o seu potencial criativo, por exemplo, em arte desenho, moda, escrevendo ou na arte de curar. Realistas e com os pés no chão, elas têm propósitos, e reconhecem que o futuro é formado pelo presente. Elas têm os pés firmes no chão e são capazes de controlar seus pensamentos.

CRAB APPLE Malus pumila
Palavra chave: AVERSÃO A SI MESMO; SENTIMENTOS DE IMPUREZA

Crab Apple é a “essência de limpeza” para a mente e corpo, recomendado para aqueles que se sentem sujos, impuros e com baixa auto-estima. Os sintomas podem aparecer como obssesiva limpeza de casa, lavando as mãos freqüentemente ou na obsessão mental por trivialidades.

Crab Apple é indicado para as pessoas que sentem vergonha do seu corpo ou estão incomodadas por apresentarem sintomas físicos desagradáveis, como problemas de pele ou erupções. Elas ficam deprimidas se o tratamento falha (Veja também Genrian). Pessoas com problemas de pele podem usar Crab Apple externamente, como loção (algumas gotas em água, em compressas ou adicionar à água do banho (10 gotas). Serve para limpeza de catarros.

O potencial positivo de Crab Apple é a aceitação de si mesmo e das imperfeições dos demais. Pessoas Crab Apple são liberais, talentosas, capazes de controlar seus pensamentos e lidar com suas dificuldades, ver os problemas do tamanho que são.

 

ELM Ulmus procera
Palavra chave: AVERSÃO SOBRECARREGADO POR OBRIGAÇÕES

O estado negativo Elm é geralmente temporário, quando as pessoas com grande capacidade perdem, momentaneamente, a confiança e se tornam desanimadas. Normalmente capazes e com autoconfiança, os tipos Elm são bons administradores ou empresários, com freqüência ocupando posições de responsabilidade, preocupados com o bem estar dos outros, como por exemplo, médicos, professores, terapeutas, diretores de indústrias.

Elm é indicado para quando estas pessoas, geralmente capazes, se sentem repentinamente sobrecarregadas por obrigações e inadequadas para lidar com elas ou cumprir seus compromissos; isto normalmente é causado por excesso de trabalho, sem cuidar de si mesmo. E como resultado, elas se sentem deprimidas e exaustas, com perda temporária de autoconfiança. Mesmo na dúvida momentânea acerca de sua capacidade, faz com que se sintam frágeis e debilitadas.

O potencial positivo de Elm é restaurar a capacidae normal da personalidade para que possa cumprir com sua responsabilidade, trazendo de volta a eficiência e autoconfiança. Os problemas são vistos com perspectiva e a pessoa passa a fazer apenas o que é necessário.

GENTIAN Gentiana amarella
Palavra chave: DESÂNIMO, DESALENTO

Gentian é para dúvida e perspectiva negativa. Aos que assim sofrem, desanimam e se deprimem facilmente quando as coisas saem erradas, ou quando se deparam com dificuldades. As contrário de Mustard, a sua depressão é sempre por uma causa que pode identificar. Pode ser que , em realidade, venham fazendo grandes progressos na doença ou na vida, porém desanimam facilmente por pequenos obstáculos.

Gentian pode ser indicado para pessoas que sentem-se desanimadas por apresentares uma doença crônica ou recorrente; por trazer encorajamento, é com freqüência um ótimo tônico na convalescências. É também de muita utilidade para crianças que se sentem desanimadas com seus resultados na escola.

O potencial positivo de Gentian é perceber que não existe tal fracasso, se a pessoa está dando o melhor de si, não importa qual o resultado. Nenhum obstáculo parece ser tão grande e nenhuma tarefa tão difícil de compreender. Existe a convicção de que qualquer dificuldade será superada no final. Ter fé para vencer qualquer prova.

GORSE Ulex europaeus
Palavra chave: DESESPERANÇA, DESESPERO

Gorse é para extrema desesperança e desânimo, para pessoas que desistiram de lutar. Elas podem estar sofrendo de doença crônica e lhe disseram que nada mais pode ser feito para ajudá-las. Elas se sentem condenadas à dor e ao sofrimento, e não tentam melhrar. Elas podem tentar diferentes tratamentos para agradar às pessoas queridas, porém não têm nenhuma fé d que poderá funcionar.

Dr. Bach escreveu sobre as pessoas Grose: “Elas aparentam necessitar da lus do sol em suas vidas para levar as nuvens embora”.

Aspecto positivo de Gorse é um grande senso de confiança e esperança, independente dos problemas físicos ou mentais. A pessoa se sente mais feliz e radiante, capaz de usar a doença como uma experiência positiva. Em casos comuns, ela se sente novamente no caminho da recuperação.

HEATHER Calluna vulgaris
Palavra chave: EGOCÊNTRICO, PREOCUPADO CONSIGO MESMO

Heather é indicado para total preocupação consigo mesmo, para tipos de pessoas que stão obcecados por seus problemas e doenças. São freqüentemente hipocondríacas, exageram seus sintomas ou fazem uma montanha de um grão de areia. Falam compulsivamente, necessitando de audiência e chegam a segurar as pessoas para poderem falar longa e detalhadamente sobre si mesmas. Elas tendem a falar rapidamente, muito próximo à pessoa que lhe escuta.

Elas não gostam de estar sós, porém não conseguem perceber que são freqüentemente evitadas por sugar a vitalidade das pessoas e por não mostrar nenhum interesse nos problemas dos demais. Esta obsessão por si mesma pode ser devido à falta de amor na infância.

O potencial positivo de Heather é ser um bom ouvinte, generoso em ajudar os demais, menos egoísta e compreendendo os problemas da outras pessoas. O Heather positivo é capaz de usar seu próprio sofrimento, para levar empatia ao outro.

 

HOLLY Ilex aquilolium
Palavra chave: ÓDIO, INVEJA, CIÚMES

O estado Holly é cheio de ódio, inveja e ciúmes. Sofrendo, talvez inconsientemente, de insegurança, a pessoa Holly é desconfiada e agressiva. Ela perdeu a capacidade de amar e sente uma raiva generalizada para com as pessoas.

As pessoas Holly podem ser de temperamento ruim, desumanas ou mesmo cruéis, chegando a ser violentas em certas ocasiões. Internamente estão sofrendo – com freqüência por nenhuma causa. As pessoas Holly tiveram freqüentemente falta de amor na infância e, como conseqüência, fecharam os seus corações.

Holly é um ótimo remédio para crianças que sentem ciúmes de seus irmãos. É uma essência fundamental para qualquer pessoas interessada no seu crescimento espiritual, pois traz a capacidade de dar amor incondicional.

O potencial positivo Holly é uma pessoa generosa, capaz de dar sem demandar nenhum retorno. Estas pessoas são amorosas, amáveis e têm compaixão. Dispostas a dividir de forma não possessiva, mesmo quando elas tem problemas pessoais. Dr. Bach escreveu: “Holly nos proteje de tudo o que não é amor Universal. Holly abre o coração e nos nutre ao Amor Divino”.

 

HONEYSUCKLE Lonicera caprifolium
Palavra chave:  VIVE NO PASSADO

Honeysuckle é para quem está preso às lembranças passadas. Pode ser de grande ajuda para pessoas em luto, ou para aquelas que falharam nos negócios e especialmente para as pessoas idosas que vivem sozinhas.

As pessoas que necessitam de Honeysuckle tendem a viver no passado, num estado de nostalgia ou saudade. Elas estão tristes, mas são incapazes de modificar as circunstâncias presentes por estarem constantemente olhando para o passado. Elas podem estar presas a amores perdidos, ou a dias felizes, ou incapazes de superar o luto e se referem constantemente ao passado em suas conversas.

O potencial positivo de Honeysuckle é a habilidade para viver no presente, não mais sentindo o passado como força dominadora, e sim como uma experiência válida que fornece lições para o aqui e agora. A pessoa poderá agora mover-se para adiante na vida sem pesar. O envelhecimento é aceito como um processo natural.

HORNBEAM  Carpinus betulus
Palavra chave:  SENSAÇÃO DE “SEGUNDA-FEIRA DE MANHÔ

Hornbeam é para a fadiga, mais mental do que física; para aqueles que  acordam duvidando de sua capacidade em encarar um dia de trabalho/ estudo. Eles têm dificuldade de encarar problemas, ou de enfrentar a sua rotina diária, ainda que, na realidade, consigam realizar todas as suas tarefas.

As pessoas que necessitam de Hornbeam podem estar sofrendo com o excesso de trabalho ou pela sensação de que estão envelhecendo. Podem, ainda, sofrer por levar uma vida de rotina, por exemplo, quando a pessoa está estudando muito para um exame (veja também Olive), ela fica desanimada e pode adiar coisas. O sono não é restaurador. Se estiver convalescendo de alguma enfermidade, ela duvida da sua força de recuperação.

O potencial positivo de Hornbeam é certamente a própria força e capacidade de enfrentar um dia de trabalho, sua rotina. A mente viva, a vitalidade, o frescor e a espontaniedade são restaurados, e volta-se a desfrutar a vida. A rotina de trabalho diário é encarada com energia e clareza e é propriamente equilibrada com divertimento.

IMPATIENS  Impatiens glandulifera
Palavra chave:  IMPACIÊNCIA

Impatiens é adequado para pessoas que se irritam facilmente. Elas são impacientes e nervosas. O caráter negativo do Impatiens quer que tudo seja feito imediatamente. Elas são rápidas para falar, agir e pensar; têm muita energia, porém são tensas. Estas pessoas são capazes e eficientes, mas se irritam e se frustram com companheiros ou funcionários lentos e por isso preferem trabalhar sozinhas. Elas são independentes, não gostam de perder tempo e concluem as frases que as pessoas estão falando.

O potencial positivo de Impatiens é alguém decisivo, arrojado, inteligente e espontâneo, porém menos precipitado e impaciente nos pensamentos e ações. Eles são relaxados e bem humorados com os outros e solidários com os que são mais lentos. Eles enfrentam problemas irritantes com calma e diplomacia.

LARCH  Larix decidua
Palavra chave:  FALTA DE CONFIANÇA

Larch é para a falta de confiança em si mesmo, para pessoas que nem mesmo tentam, por estarem convencidas, de antemão, que irão falhar. Ainda que sofram por sentimentos de inferioridade; elas admiram as pessoas que realizam as coisas, sem inveja. Na realidade, elas secretamente sabem que possuem a capacidade, mas se recusam a reconhecer, evitando assim o risco de falhar. Conseqüentemente, elas podem se tornar desanimadas e deprimidas.

É também um remédio útil para qualquer pessoas que sinta falta de confiança antes de exames, entrevistas, testes de motorista, etc. ( Veja também 5 Flowers).

O potencial positivo de Larch se manifesta em pessoas determinadas , capazes, com real senso de auto-estima, que não se preocupam com erros ou sucessos. Elas são conscientes do próprio potencial e trabalham na direção de alcançar os objetivos. Elas estão aptas a tomar a iniciativa, correr riscos, e se recusam a aceitar as palavras “não posso”. Elas usam o seu senso crítico com sensibilidade.

MIMULUS  Mimulus guttatus
Palavra chave:  MEDO DE COISAS CONHECIDAS

Mimulus é para o medo de causa conhecida, assim como: doença, morte, acidentes, dor , escuro, umidade, frio, pobreza, de outras pessoas, animais, aranhas, falar em público, perder os amigos ou o trabalho, dentista, etc. As pessoas que padecem destes medos podem ser talentosas e artísticas, porém são tímidas e retraídas, quando acompanhadas podem calar-se. Os tipos Mimulus podem padecer de rubor, gagueira, riso nervoso, etc.

Mimulus é bom para as crianças envergonhadas, tímidas e sensíveis, que têm medo de animais, do escuro, etc. (veja também Larch).

O potencial positivo do Mimulus é uma personalidade dotada de calma, coragem para enfrentar as trivialidades e as dificuldades com humor e confiança. Elas podem se levantar sozinhas e desfrutar a vida sem medos, tendo completo controle sobre as emoções. Elas aprendem a viver com sua sensibilidade.

 

MUSTARD  Sinapsis arvensis
Palavra chave:  DESÂNIMO PROFUNDO SEM CAUSA CONHECIDA

Mustard é para a depressão repentina qu vem do nada e que vai de repente, da mesma maneira que apareceu, sem nenhuma razão aparente. Este desânimo pode ser muito severo, é como a chegada do frio, uma névoa escura, como uma nuvem que encobre tudo e apaga a felicidade normal. O sofredor está completamente tomado pelo desânimo e é incapaz de se livrar deste sentimento negativo, perde a vontade de tudo.

O potencial positivo de Mustard é a volta da felicidade, apoiada por uma estabilidade e paz internas as quais não podem ser abaladas ou destruídas em circunstâncias boas ou mesmo nas ruins.

OAK   Quercus robur
Palavra chave:  EXAUSTO MAS SEMPRE CONTINUA LUTANDO

As pessoas Oak são normalmente corajosas e fortes; elas precisam de Oak, quando sua força interna desvanece e a fadiga se apodera de seu corpo. Elas são pessoas que sempre procuram fazer mais do que o normal, que trabalham em excesso, ignorando o seu próprio limite. Levadas por um forte sentido de dever, elas são úteis para os outros, conscientes e confiáveis. Elas são pacientes, lutando muitas vezes com grande dificuldade, e não se permitem descansar se houver trabalho a ser feito, pelo contrário, elas continuam trabalhando obstinadamente mesmo quando já estão cansadas demais (veja também Rock Water e Vervain).

A perda resultante de sua força original pode levar a depressão, frustração e outros sintomas de stress, que podem resultar numa crise nervosa se elas se esgotarem por muito tempo. Estas pessoas têm um sentimento de fracasso quando estão doentes, mas são incansáveis em seu esforço de recuperação.

No potencial positivo, as pessoas Oak normalmente são fortes, freqüentemente são o arrimo de suas famílias ou líderes de um grupo de trabalho. Elas possuem uma resistência fora do comum, persistência, paciência e reservas de energia e podem suportar uma carga forte de estresse. O Oak restabelece a sua energia e ajuda a reconhecer que precisam de folga para descansar e tomar conta de si mesmas e dos seus deveres.

OLIVE  Olea europaea
Palavra chave:  FALTA DE ENERGIA

Olive é para aquelas pessoas que estão consumidas, em corpo e alma, depois de um longo período de esforço devido as suas dificuldades pessoais, como um período intenso de estuydo ou trabalho, uma doença prolongada, ou tomando conta de alguém durante muito tempo. É uma boa essência para convalescência.

A pessoa Olive é caracterizada pela exaustão, podendo até chegar as lágrimas, quando todas as reservas de força e energia se esgotam. Tudo é um esforço, elas se cansam com facilidade e sem motivação para a vida. Os sofredores não curtem mais o seu trabalho ou as atividades de lazer das quais eles anteriormente gostavam.

Os sofredores acham que precisam dormir bastante.  Como resultado de esgotamento do corpo, eles podem estar agindo abaixo de suas condições normais, sendo recomendado exames médicos minuciosos.

O potencial positivo de Olive é a restauração da força, vitalidade e o interesse pela vida. As pessoas Olive positivas, não esgotam mais as suas próprias reservas de força, mas ouvem a orientação interna e reconhecem as necessidades de seu corpo. Elas conseguem manter a paz mental mesmo quando forçadas a permanecerem inativas.

PINE  Pinus sylvestris
Palavra chave:  AUTO REPROVAÇÃO; CULPA

Pine é indicado para as pessoas que se sentem cheias de culpa e auto reprovação; elas se culpam pelos erros das outras pessoas e, de fato, por qualquer coisa que der errado. Elas acham que não são merecedoras, que não têm valor. Seu complexo de culpa e seu sentimento de vergonha não estão, necessariamente, baseados em alguma coisa errada que tenham feito, mas destroem a possibilidade de viver feliz.

Essas pessoas parecem ser humildes, e sempre estão se desculpando. Elas vão se desculpar por estarem doentes e podem sentir que merecem a doença ou a dor que têm. Não deve ser confundido com a auto reprovação pessoal (Veja Crab Apple).

O potencial positivo de Pine é a energia renovada, vitalidade e o prazer de viver. Responsabilidade é aceita de maneira realista e o julgamento é sadio. As pessoas Pine positivas aceitam e se respeitam, como fariam com outras pessoas, sem os julgamentos exageradamente negativos. Em relação a Pine, o Dr. Bach escreveu: “…Um traço de condenação contra nós mesmos, ou contra os outros, é um traço de condenação contra a Criação Universal do Amor e nos restringe, limitando o poder que temos de permitir que o Amor Universal possa fluir, através de nós, para os outros”.

 

RED CHESTNUT  Aesculus carnea
Palavra chave:  MEDO OU EXCESSO DE PREOCUPAÇÃO COM OS OUTROS

Red Chestnut é para o pensamento negativo e a preocupação com os outros, especialmente com familiares e os amigos íntimos. Eles temem que o pior aconteça com seus entes queridos; que uma simples queixa se torne em algo mais grave; que ao brincar uma criança vai cair; ou que um vôo de férias vai acabar em desastre. Elas também se preocupam e ficam ansiosas com os problemas dos outros. É freqüentemente um estado temporário comum a pessoas que tomam conta dos outros, como: enfermeiras, conselheiros, etc.

O potencial positivo de Red Chestnut é a habilidade de cuidar dos outros com compaixão mas sem ansiedade. As pessoas positivas Red Chestnut irradiam pensamentos de saúde e coragem |àquelas que precisam disso e conseguem permanecer, mental e fisicamente, calmas nas emergências. Elas são pessoas contentes que dão ajuda quando são solicitadas, mas sem tentar forçar este auxílio aos outros.

ROCK ROSE Helianthemum nummalarium
Palavra chave:  TERROR

Rock Rose é para o terror; tal como pode ocorrer depois de um acidente, ou de escapar por pouco de um desastre, ou de ter testemunhado um acidente. Quando estiver sob uma ameaça séria, tal como um desastre natural, uma doença repentina, um assalto, et. Existe aquela sensação gelada de medo e a falta de esperança.

Um estado similar de terror pode ocorrer como resultado de pesadelos (Veja também Five Flowers/Rescue).

O estado Rock Rose geralmente é breve, relacionado a alguma crise específica.

O potencial positivo de Rock Rose é a coragem e a presença mental; a pessoa que é calma e que esquece de si própria nas emergências.

ROCK WATER Aqua petra
Palavra chave:  AUTO REPRESSÃO E AUTO NEGAÇÃO

Rock Water é para inflexibilidade, é indicado para pessoas que possam estar se auto-negando, mas ao mesmo tempo estão muito centradas em si mesmas. Elas são auto-dominadoras ao ponto do auto-martírio. Elas vão seguir, rigidamente, um regime alimentar ou programas de exercícios físicos, rotinas de trabalho e disciplinas espirituais. Elas têm opinião própria, seu pensamento é rígido e têm idéias fixas e dogmas a respeito de assuntos como religião, alimentação, moralidade, política, etc. Elas gostam de ser o exemplo para os outros, mas por causa desta busca da auto-perfeição, não interferem ativamente na vida das outras pessoas.

Estas pessoas são excessivamente conscientes e colocam altos padrões para si próprias. Elas freqüentemente trabalham em excesso, mas nunca estão satisfeitas com suas próprias realizações. Elas se sacrificam, se negam e sentem-se decepcionadas consigo mesmas e n ao conseguem atingir os seus próprios ideais elevados.

O potencial positivo do Rock Water se expressa na capacidade de manter altos ideais com uma mente flexível. As pessoas positivas Rock Water estão dispostas a mudar de idéia e desistir de suas teorias fixas, se forem convencidas que existe uma verdade maior. Elas entendem que a harmonia interna é mais poderosa do que aquele comportamento externamente forçado, permitindo-se assim mais liberdade e que a vida flua.

SCLERANTHUS Scleranthus annus
Palavra chave:  INCERTEZA, INDECISÃO

Scleranthus é para pessoas que sofrem de indecisão; pessoas que necessitam de Scleranthus têm dificuldade de tomar decisões, especificamente quando confrontadas com uma escolha entre duas situações. Estas pessoas não têm equilíbrio e posicionamento. Sua mente está constantemente saltitando numa conversação. Seu estado de humor oscila para cima e para baixo com freqüência, experimentando os extremos de felicidade/tristeza, energia/apatia, otimismo/pessimismo, riso/choro,. Esta postura oscilante pode fazer com que as pessoas não sejam confiáveis e, devido à sua indecisão, elas podem perder tempo e oportunidades.

Scleranthus é indicado para crianças que sofrem de náuseas em viagens.

O potencial positivo de Scleranthus é a certeza e a decisão, com definição e equilíbrio em todas as circunstâncias. As pessoas Scleranthus são capazes de tomar decisões rápidas e agir prontamente quando necessário.

STAR OF BETHLEHEM Ornithogalum umbelattum
Palavra chave:  EFEITOS POSTERIORES AO CHOQUE

Star of Bethlehem é par aos efeitos posteriores ao choque, mental ou físico, como resultado de acidentes, notícias ruins, morte, desapontamentos repentinos, medos, etc. É um componente importante do Five Flowers (Rescue). É útil tanto para a mãe quanto para a criança imediatamente após o nascimento.

Embora o ideal seria tomá-lo após o incidente, é também excelente para os efeitos retardados que podem se manifestar anos após o fato, na forma de sintomas físicos. As pessoas podem estar em torpor ou retrair-se, com um sentimento de perda ou dor.

O potencial positivo de Star of Bethlehem é de neutralizar os efeitos do choque, sejam estes imediatos ou demorados, portanto ajudando o sofredor a recuperar-se.

Dr. Bach descreve este floral como: “o consolador e agente de alívio doas dores e das penas”.

SWEET CHESTNUT Castanea sativa
Palavra chave:  ANGÚSTIA MENTAL EXTREMA

Sweet Chestnut é para o desespero mental agonizante, descrita pelo Dr. Bach como “o desespero sem esperança daqueles que sentem que atingiram o limite de sua tolerância”. Pode ser para a forma do sofrimento intenso; os sofredores podem achar que estão quase destruídos por esse sentimento. Uma tristeza profunda acompanhada por um sentimento de perda e a sensação de um futuro sombrio e sem esperança.

Eles podem achar que estão a ponto de ter um colapso nervoso, embora não de característica suicida. Elas podem estar sentindo que Deus lhes abandonou.

Este estado pode acontecer após a perda de alguém, ou após anos de dificuldade sofrendo com coragem e sem reclamar.

O potencial positivo de Sweet Chestnut é a liberação do desespero e do desalento. Embora as circunstâncias externas podem não ter mudado, as pessoas agora podem encarar a situação com otimismo e paz mental. Isto pode ser auxiliado pela descoberta ou o resgate da fé em um poder maior e uma sensação de ajuda interna.

VERVAIN  Verbena officinalis
Palavra chave:  EXCESSO DE ENTUSIASMO

Vervain é para aquelas pessoas com princípios e idéias fixas, e que acreditam que só seus conceitos estão certos e que raramente vão mudar; seus temas são determinados e são rigidamente mantidos, se estressam por não conseguirem o que querem. Elas colocam um esforço desnecessário em tudo o que realizam, colocando-se além dos seus limites físicos. As suas mentes correm adiante dos fatos; assumem trabalho demais, e tentam realizar muitas tarefas de uma só vez.

Estas pessoas em vontade forte e mantém pontos de vista rígidos. São sensíveis a injustiças e e dedicam a causas, freqüentemente de auto-sacrifício, seu excesso de entusiasmo pode levar ao fanatismo, tentando ganhar adeptos que tentam converter.

Elas podem sofrer de falta de sono devido à sua mente ativa e à incapacidade ou falta de vontade de relaxar. Expressivas em discursos e movimentos, elas podem ficar irritadas, frustradas e chateadas devido à questões de princípios.

O potencial positivo de Vervaiin é a pessoa que é calma, sábia, tolerante e capaz de relaxar. Embora tais pessoas tenham pontos de vista fortes, elas podem mudá-los quando for conveniente, e não precisam impor-se aos outros. Elas têm uma ampla visão da vida e dos fatos.

As pessoas Vervain positivas entendem como Dr. Bach escreveu: “ É sendo, e não fazendo, que as grandes coisas são alcançadas”.

 

VINE  Vitis vinifera
Palavra chave:  DOMINADOR, INFLEXÍVEL

Vine é para as pessoas que dominam os outros. Elas são freqüentemente muito  capazes, bastante dotadas e ambiciosas, mas usam seus dons para dominar e mandar. Elas acham que sabem mais do que qualquer pessoa e colocam sempre as pessoas para baixo. Embora não tentem converter as outras pessoas, as dominam com seus desejos e opiniões,  exigindo e esperando uma obediência absoluta.

São agressivas e orgulhosas, e podem ser muito ambiciosas pelo poder; os tipos extremos são duros, cruéis e sem compaixão. Exemplos extremos são pais ou patrões que lideram com mão de ferro, ou o ditador político que usa qualquer meio para obter as suas finalidades, ou aquele mandão da escola que controla as outras crianças de maneira agressiva.

O potencial positivo de Vine é a determinação sem o domínio. As pessoas Vine positivas vêem o que há de bom nos outros, incentivam e orientam sem controlá-los.

Elas podem ser líderes, professores, chefes ou pais amáveis e sábios. Elas usam seus dons para ajudar os outros a se conhecerem e a encontrarem o seu caminho de vida. Elas inspiram os outros com a sua confiança inabalável e certeza.

WALNUT  Juglans regia
Palavra chave:  PROTEÇÃO CONTRA MUDANÇAS E INFLUÊNCIAS EXTERNAS

Walnut protege contra os efeitos das influências e certas idéias, ambientes e interferências. É o Floral de Bach para os tempos de grandes mudanças na vida, como a dentição, puberdade, gravidez, divórcio, menopausa; mudanças de religião; mudanças de emprego ou de casa; largando de um vício, ou para quebrar ligações do presente ou passado. Também para os transtornos causados por mudanças, perda de amigos e circunstâncias familiares, o envelhecimento, o luto, a proximidade da morte, etc. (veja também Honeysuckle).

Aqueles que precisam de Walnut têm ideais e ambições definidos e querem seguir adiante na vida, mas são detidos ou desviados pela influência de personalidades mais fortes, por circunstâncias restritivas, por ligações familiares ou por fatos do passado. Elas podem estar temporariamente afetadas pela personalidade ou problemas dos outros. É útil para terapeutas, pessoas na área da saúde e conselheiros que lidam com aqueles com problemas emocionais ou pacientes que podem “sugá-los” energeticamente. É o Floral de Bach que oferece a constância e a proteção contra a influência dos outros.

O potencial positivo de Walnut é a habilidade de seguir em frente e permanecer firme no caminho da vida, livre do passado e fazer as mudanças necessárias na vida, levando planos adiante, apesar das objeções ou da ridicularização dos outros.

WATER VIOLET  Hottonia palustris
Palavra chave:  ORGULHOSO; AFASTADO

O tipo Water Violet tem conhecimento, é calmo e capaz. Elas são pessoas bem calmas e que gostam de viver de modo privado, que freqüentemente recebem pedidos de opiniões mas não vão impor as suas opiniões ou desejos sobre os outros. São gentis e autoconfiantes, têm um senso de superioridade, que na realidade está  bem fundamentado. Entretanto, os tipos extremos podem ser tão distantes, dando a impressão de serem orgulhosos, superiores e condescendentes. Quando estão cansadas, ou se há muitas coisas externas que distraem, elas têm a tendência a se retrair, dando a impressão de serem anti-sociais e frias. Elas escondem o que sentem, para não incomodar.

Quando estão sofrendo, elas guardam seus problemas para si mesmas. Elas não se apóiam no outros e podem ser consideradas emocionalmente frias, mas não são.

O potencial positivo de Water Violet é um relacionamento mais carinhoso com os outros, enquanto mantendo a sua própria sabedoria e dignidade. As pessoas Water Violet ficam felizes em ajudar os outros com o benefício do seu próprio conhecimento e sabedoria. São calmas, dignas, são capazes de entender e se solidarizar com os outros. Freqüentemente colocam os seus talentos a serviço dos outros como conselheiros ou professores por exemplo.

WHITE CHESTNUT  Aesculus hippocastanum
Palavra chave:  PENSAMENTOS INDESEJÁVEIS; PREOCUPAÇÕES MENTAIS

White Chestnut é indicado para os pensamentos obsessivos e preocupantes que parecem impossíveis de serem controlados. Os sofredores não conseguem se livrar de fatos tristes ou discussões, que continuam revivendo mentalmente.

Pensamentos persistentes e não desejáveis e discussões mentais dão voltas e voltas como um disco enroscado, perturbando assim a mente e levando a depressão. É difícil se concentrar durante o dia ou dormir a noite. O sofredor pode portanto parecer desatento e pode não responder quando lhe dirigem a palavra (Veja também Clematis).

O potencial positivo do White Chestnut é a paz mental. A cabeça está limpa, os pensamentos estão sob controle e podem ser colocados para resolver problemas de maneira positiva. A preocupação é substituída pela confiança num resultado positivo.

WILD OAT  Bromus ramosus
Palavra chave:  INCERTEZA SOBRE A DIREÇÃO DE VIDA

Wild Oat é útil para tomar uma direção importante, tal como escolher uma carreira. Diferente de Scleranthus, que envolve uma escola entre duas opções, Wild Oat é para as pessoas que chegaram a uma encruzilhada na vida e estão completamente inseguras sobre o que fazer. Elas podem ter ambição e uma variedade de talentos, mas desperdiçam seus dons através da falta de direção clara. Elas podem tentar várias carreiras diferentes, mas ficam aborrecidas e insatisfeitas com facilidade, com a tendência de se desviar. Elas, freqüentemente, não são convencionais. Ao mesmo tempo elas têm consciência que a vida está passando por elas e se sentem frustradas e insatisfeitas (Veja também Cerato e Scvleranthus).

O potencial positivo de Wild Oat é a visão clara do que fazer na vida, com idéias e ambições positiva e a capacidade de decidir sobre o caminho verdadeiro. Os talentos são usados de maneira construtiva. Estas pessoas dotadas de vários talentos, podem encontrar maneiras de perseguir mais do que uma carreira ao mesmo tempo. Elas já não desistem quando estão aborrecidas.

WILD ROSE Rosa canina
Palavra chave:  RESIGNAÇÃO; APATIA

Wild Rose é indicado para qualquer pessoa que esteja resignada a uma situação desagradável, seja por doença, por uma vida monótona ou por um trabalho incompatível. Elas não reclamam, mas relutam em melhorar, mudar sua ocupação ou desfrutar de prazeres simples. Embora as suas situações sejam insatisfatórias, elas na realidade não são infelizes, porém, não fazem nenhum esforço para melhorar a situação. Isto faz com que sejam companheiras muito chatas e incapazes de realizar o seu potencial.

Quando doentes, aceitam os diagnósticos médicos de maneira absoluta, como quando por exemplo “você precisa aprender a viver com isso”. Elas podem acreditar que a sua condição seja hereditária e portanto, nada mais poderia ser feito. São resignadas e não deprimidas, na perspectiva e aceitação da vida como ela é. Falta-lhes energia e ambição e costumam falar em voz monótona.

Fracassam em perceber que a atitude da pessoa que cria as suas condições de vida e contribui para sua saúde e sucesso.

O potencial positivo de Wild Rose é o interesse pela vida, no trabalho e no mundo em geral. A resignação dá lugar á ambição e o sentido de propósito, boa saúde e amizades positivas. As pessoas positivas Wild Rose aceitam a responsabilidade por suas próprias vidas, as circunstâncias e usam sua iniciativa para fazer estas mudanças e participar realmente da vida.

WILLOW Saliz vitellina
Palavra chave:  RESSENTIMENTO

Willow é para o ressentimento, a auto piedade e a amargura. A maioria das pessoas se sentem em algum momento, mais ou menos maltratadas; este Floral de Bach ajuda a neutralizar o ressentimento e recuperar o senso de humor.

Willow é para o sentimento de injustiça pela vida. “Eu não mereço isto. Por que isto tem que acontecer comigo?”. A pessoa no estado negativo de Willow ressente a boa sorte, saúde, felicidade e sucesso dos outros. Elas sempre estão resmungando, de mau humor, irritadas e gostam de espalhar tristeza. Elas apenas se interessam pelas outras pessoas quando querem se lamentar e criticar. Elas só querem receber sem dar nada em troca, sem gratidão, alienando-se de seus amigos e familiares.

Estas pessoas são pacientes difíceis de se tratar, porque nunca ficam satisfeitas e preferem ficar no papel de vítima e por isso relutam em admitir qualquer melhora. Manter, constantemente, ressentimento, suga a vitalidade geral e leva a um estado geral de saúde ruim.

O potencial positivo de Willow é o estado de otimismo e fé. A pessoa positiva Willow reconhece que o poder do pensamento cria as suas próprias circunstâncias. Elas são capazes de perdoar, esquecer injustiças passadas e desfrutar da vida, portanto atraindo condições e amizades positivas. Não são mais vítimas, estão em controle do seu próprio destino.

5 FLOWERS (Remédio RESCUE)

Dr. Bach criou uma combinação de cinco essências: Impatiens, Star of Bethlehem, Cherry Plum, Rock Rose e Clematis; para ser usado em casos de emergência; como quando você recebe notícias ruins, um aborrecimento familiar, morte, pânico, medo, susto, confusão mental por choque. O 5 Flowers irá ajudá-lo a enfrentar a situação com uma atitude mental mais equilibrada.

Pode ser tomado antes de uma evento estressante: por exemplo, enquanto estivermos aguardando notícias importantes; antes de fazer um exame ou fazer uma prova,; antes de uma reunião difícil, antes de uma palestra, antes de ira ao dentista, antes de cirurgias. Ele ajuda a reduzir o medo e o nervosismo.

É um remédio excelente para quando você estiver tenso ou incomodando-se sem necessidade, e geralmente , restaura o equilíbrio.

O 5 Flowers poderá ser usado em aplicações externas também em loções ou adicionado a cremes para passar na pele.

One thought on “As Essências Florais

  1. Avatar severina nascimento disse:

    Obrigada pelas orientações. Muito bem explicadas, vou começar a fazer uso de alguns.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *