Farinha de Frutas

Quando descartamos as cascas das frutas que consumimos, ignoramos a riqueza de seus nutrientes. Com tantas vitaminas e fibras quanto a polpa, esta parte antes tão desprezada também está se popularizando graças a uma nova forma de consumo. De maracujá, maçã, uva, laranja e até de banana verde, as farinhas de casca de fruta podem fazer o organismo funcionar melhor e até auxiliar numa dieta de emagrecimento.

 

 


“Acrescentar esse tipo de farinha à alimentação de todos os dias é uma maneira barata e prática de consumir fibras vegetais”, afirma a nutróloga Sylvana Braga, membro da Academia Brasileira de Medicina Antienvelhecimento.

Especialista em nutrição funcional, Priscila Di Ciero explica que, de maneira geral, as farinhas de fruta contribuem para o bom funcionamento do intestino e para a saciedade da fome, por isso atuam no emagrecimento. “Por causa das fibras, elas tornam mais lenta a absorção de carboidratos e gorduras. Assim, há controle de glicemia e de colesterol no sangue”, orienta Priscila.

Nessa versão, a casca de fruta também pode garantir um be nefício específico. A farinha de banana verde, por exemplo, é indicada para diabéticos por controlar a glicose. É claro que, para alcançar esse objetivo, é preciso ter outros hábitos saudáveis. Segundo a nutricionista Thais Souza, da Rede Mundo Verde, o consumo de fibras deve ser acompanhado da ingestão de muitos líquidos, especialmente água.

Beba Água

“O funcionamento do intestino fica comprometido quando se consome fibras e não se bebe líquidos”, afirma a nutricionista. Mas Thais alerta: o mesmo pode acontecer se o consumo for feito de forma exagerada. Duas colheres de sopa por dia são suficientes para desfrutar dos benefícios de esse tipo de farinha. Deve-se beber, pelo menos, 8 copos de água por dia.
Mas atenção: ela não substitui nenhuma refeição. Deve, sim, ser adicionada a outros pratos, como iogurtes, sopas, vitaminas, sucos, saladas e purês. E também não pode ser usada como farinha branca, mais comum em receitas.

Caseira

Facilmente encontrada em casas de produtos naturais, a farinha de casca de fruta também pode ser feita em casa (confira abaixo). Nesse caso, é preciso ter alguns cuidados: armazene em pote de vidro, bem tampado e longe da umidade; consuma em um mês; e higienize bem, deixando as frutas de molho por 15 minutos em 1 litro de água com 1 colher das de sopa de água sanitária. 

Uva Vermelha
O composto é um antioxidante natural que evita acidentes vasculares e problemas cardíacos por conta do resveratrol. Também diminui as taxas do mau colesterol;

Banana Verde
É rica em fibras de amido resistente, que auxilia no emagrecimento e no bom funcionamento do organismo. É benéfico, inclusive, para diabéticos, porque controla a velocidade do acesso aos carboidratos;

Maracujá
Contém pectina que bloqueia absorção de gorduras pelo intestino e, consequentemente, auxilia no emagrecimento e na redução do mau colesterol;

Laranja
É rica em fibras naturais e pectina e reduz o apetite, regula o funcionamento do intestino, contribui para a redução do colesterol e ativa o metabolismo;

Maçã
É rica em pectina e tem ação de saciedade. Diminui doenças cardíacas e colesterol. Contém ácido málico, que evita dores articulares e diminui pH sanguíneo.

A farinha de frutas ajuda a perder peso porque quando é ingerida diminui a fome. E ainda controla o açúcar no sangue.

Preparando a Farinha de Fruta

Você pode encontrá-las já prontas nas lojas de produtos naturais ou pode você mesmo prepará-la na sua casa. Veja como é simples:

  1. Higienize a casca;
  2. Asse as cascas em forno baixo por 30 a 40 minutos;
  3. Bata bem no liquidificador;


Fonte: baseado na reportagem de Marcela Rodrigues Silva – O Estado de S.Paulo

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