Rejuvelac – A Bebida Viva

O Rejuvelac é uma bebida probiótica resultante da fermentação de grãos de cereais integrais de agricultura biológica germinados ou não, principalmente do trigo, centeio, cevada, aveia, arroz ou kamut, mas também de pseudo-cereais como quinoa e amaranto.

Mais uma solução econômica e de fácil preparação caseira que nos pode ajudar nos momentos mais difíceis. O Rejuvelac é uma bebida tônica, extremamente “viva” por seu elevado teor de enzimas (aminoácidos) e vitaminas. É extremamente simples de confeccionar e acessível no custo. Tem efeitos favoráveis sobre todo o sistema digestivo, uma vez que fornece ao organismo compostos saudáveis para a flora intestinal, nomeadamente bactérias benéficas.

Estas bactérias, naturalmente presentes no trato intestinal e essenciais para o seu bom funcionamento e, conseqüentemente para todo o funcionamento dos órgãos, podem sofrer e serem reduzidas devido a problemas de saúde da pessoa, má alimentação, ingestão de antibióticos artificiais, excesso de toxinas, etc.. Os antibióticos não têm inteligência para discriminar entre as bactérias “inimigas” e as “amigas”, que são necessárias à nossa sobrevivência. Podem tomar Rejuvelac as pessoas saudáveis, que desejam manter seu organismo plenamente vitalizado, e também as pessoas convalescentes ou com a saúde comprometida, mas que desejam se recuperar rapidamente. Crianças, adolescentes e adultos se beneficiam com esta bebida diariamente. Diabéticos podem tomar pequenas quantidades, porém em forma diluída.

Assim, as bebidas e alimentos fermentados de forma natural e não pasteurizados providenciam uma excelente fonte de saúde, nomeadamente melhorando a digestão e apaziguando apetites, controlando infecções por candida albicans (candidíase), fortalecendo o sistema imunológico, aumentando a alcalinidade do sangue, fomentando a saúde do cólon e eliminando toxinas e resíduos não digeridos. Entre os exemplos contam-se o kombucha, o kefir (de leite de soja, de sumo de fruta ou de água), o iogurte (de leite de soja), a chucrute, o tempeh, o misô, etc.

O Rejuvelac é um alimento vivo e cru, uma bebida ligeiramente amarga, gaseificada, e cítrica, que possui uma atividade enzimática muito elevada. É rico em lactobacilos, proteínas, aspergillis oryzae, fosfatos, hidratos de carbono, sacarina, dextrina (quebra a glucose), vitaminas do complexo B, vitamina C e E. Rejuvelac é um excelente tônico para todo o organismo, particularmente o sistema digestivo: estômago, fígado/vesícula, intestino delgado e o cólon.


Inês Braconnot fala sobre fermentados e ensina duas receitas : Rejuvelac e Chucrute

Como fazer

Para elaborar o Rejuvelac , se procede da seguinte forma:

Ingredientes:

  • 1 xícara de grãos de trigo integral orgânico

  • 5 xícaras de água fria (temperatura ambiente) filtrada/engarrafada

  • 1 frasco de vidro lavado esterelizado

  • 1 jarra ou pote de vidro lavado e esterilizado (que vai para a geladeira)

  • coador de plástico

  • colher não metálica (pode ser de plástico, madeira, etc)

  • tule (ou guardanapo) e elástico (ou barbante)

Obs: não use materiais metálicos durante o preparo.

Preparação:

  • Esterilize um frasco de vidro com água filtrada ou fervida.

  • Lave bem os grãos de trigo integral em várias águas.

  • Coloque-os no frasco juntamente com a água fria filtrada/engarrafada.

  • Cubra com um guardanapo ou tecido poroso (tule) seguro com um elástico ou barbante.

  • Permita que a solução fermente à temperatura ambiente afastada da luz solar por 24 horas (versão suave) ou 48 horas (versão forte), conforme o gosto .

  • A água tornar-se-á turva, esbranquiçada, com espuma no topo com um aroma levemente ácido.

  •  Antes de retirar a solução, mexa-a com uma colher não metálica e retire o líquido, colocando num frasco vidro.

  • Está pronto para beber ou guardar no refrigerador num frasco de vidro cerca de cinco dias.

  • Se a bebida apresentar algum sedimento, coe-a.

  • Ao servir pode se colocar sumo de limão fresco, o que melhora muito o paladar do Rejuvelac.

Posologia:

Beber 100 ml duas vezes por dia em qualquer horário. Pode completar o copo com água (se achar que o gosto está forte).

Observações:

O processo pode e deve ser repetido mais duas vezes usando o mesmo trigo e deixando fermentar por apenas 24 horas de cada vez.

Você pode mexer o Rejuvelac uma ou duas vezes por dia com uma colher não metálica ou simplesmente agitar o frasco. No final de todo o processo você pode consumir o trigo, por exemplo em massa para pães, recheios, sucos, etc.

Se o cheiro for pútrido, é sinal que o Rejuvelac se estragou; não o consuma e use-o como adubo para as plantas.

O Rejuvelac é, muitas vezes, também feito com grãos integrais na fase inicial da germinação.

Pode ser bebido simples ou incorporado em sucos, sumos, queijos caseiros vegetais de frutos secos ou sementes agindo como fermento.

2 thoughts on “Rejuvelac – A Bebida Viva

  1. Pedro Sanchez Corriols disse:

    Excelente matéria pela qual agradeço sem medida. Sou portador de Gastrite Erosiva Moderada. Não consegui continuar usar Kefir pois acidez do soro do leite perturbou meu intestino. Na esperança de que os probióticos possam reconstruir minha Flora Intestinal, humildemente pergunto: O Rejuvelac é acido? Poderia passar a fazer e consumir o Rejuvelac sem que possa acontecer a mesma reação de minha gastrite?
    Atenciosamente e muito agradecido.
    Pedro

    1. Olá, Pedro.
      Acredito que poderá ajudar sim!Grata, Silvia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *